Fazer sabão caseiro é uma ótima alternativa para praticar o consumo consciente e a economia circular. Afinal, você não perde os recursos gastos na produção e ainda gera um novo produto. Sem contar que é possível variar nas receitas e garantir sabões que tenham, além de um alto poder de limpeza, diferentes aromas, como o que vamos ensinar hoje, que leva amaciante em sua composição.

Como fazer sabão caseiro com amaciante e sabão em pó

Para esta receita de sabão caseiro, você vai precisar de:

  • 2 litros de água
  • 6 litros de óleo usado e peneirado
  • 1 kg de soda cáustica Sodabel 99
  • 1 copo americano de sabão em pó de sua preferência
  • 1 copo americano de amaciante de sua preferência

Modo de preparo:

Como sempre reforçamos aqui no blog, segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, certifique-se de usar todos os itens necessários para garantir sua proteção ao fazer a receita, já que ela leva soda cáustica, que é um produto químico. Então, luvas de borracha, óculos de proteção, máscara, roupas compridas e sapatos fechados são essenciais!

Dito isso, vamos à receita: para começar, despeje a água em um recipiente plástico e, em seguida, acrescente o sabão em pó, mexendo até dissolver bem. Depois, coloque cuidadosamente a soda cáustica Sodabel 99 nessa mistura e mexa vagarosamente até dissolver por completo. E lembre-se: SEMPRE coloque a soda sobre a água, NUNCA o contrário!

Acrescente o óleo usado e peneirado aos poucos, mexendo continuamente até homogeneizar bem. Na sequência, coloque o amaciante e mexa mais um pouco, também até ficar uma mistura homogênea.

Despeje em uma bandeja e deixe descansar por 24 horas. Depois desse período, corte em pedaços e deixe secar até ficar com a consistência desejada.

E aqui vão duas considerações importantes:

1 – Embrulhe o produto em sacos plásticos para que a consistência seja preservada.
2 – Esta receita não apresenta o “ponto do sabão”. Por isso, a mistura pode ser despejada na bandeja para secar assim que estiver bem homogênea.

Por que o sabão caseiro tem alto poder de limpeza?

Talvez você esteja se perguntando como, afinal de contas, o sabão caseiro consegue limpar, já que ele leva, basicamente, óleo usado e soda cáustica em sua composição. Mas a explicação para esse fenômeno não é difícil. Veja: se você lavar um pano de louça engordurado apenas com água, ele não será limpo, certo? Até porque, como aprendemos durante a vida toda, água e óleo não se misturam.

E é aqui que o poder de limpeza do sabão entra em cena! Ele facilita que as impurezas sejam eliminadas porque tira a capacidade da água e da gordura se manterem separadas — e são os componentes químicos da soda cáustica que fazem com que isso aconteça. Mas, claro, para garantir essa eficácia, é fundamental utilizar uma soda cáustica de qualidade, como a Sodabel 99, que tem alta pureza e concentração!

Sodabel

Sodabel 99 é a marca de soda cáustica número 1 do Brasil

CONHEÇA

Outro fato curioso é que esses ingredientes também permitem que o sabão caseiro seja facilmente degradado na natureza. Para você ter ideia do que isso significa, basta pensar que um único litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água quando descartado de forma incorreta no meio ambiente. É muita coisa, não é mesmo?