Você sabia que fazer sabão caseiro é uma prática eficiente e econômica? Isso porque a combinação dos ingredientes certos garante muita qualidade ao produto, que rende mais e limpa melhor, diminuindo, inclusive, os gastos com outros itens de limpeza. Sem contar que essa prática permite que você escolha suas próprias fragrâncias e inove no visual do produto, como veremos na receita de hoje, de sabão de babosa.

Como fazer sabão de babosa

Para fazer sabão de babosa, você vai precisar de:

  • 800 gramas de babosa com casca
  • 350 gramas de soda cáustica Sodabel 99
  • 2 litros de óleo de cozinha usado e peneirado
  • 200 ml de água

Antes de começar o preparo, lembre-se de usar os equipamentos de segurança necessários para manusear a soda cáustica, como luvas de borracha, óculos de proteção, roupas compridas e calçados fechados. Também prefira um ambiente bem arejado e ventilado, protegido do sol e da chuva, para trabalhar com tranquilidade.

Dito isso, vamos à receita! Comece triturando a babosa, com casca e tudo, no liquidificador. Fique atento porque a casca deve ficar bem triturada! Esse processo vai formar bastante espuma. Então, se preferir, pode guardar esse conteúdo na geladeira por algumas horas, para que a espuma diminua um pouco.

Depois, acrescente a água e misture bem. Aqui, o objetivo é que o líquido seja totalmente incorporado à babosa triturada. Na sequência, coloque cuidadosamente a soda cáustica na mistura. E atenção: SEMPRE coloque a soda sobre essa mistura, NUNCA o contrário! Mexa devagar até dissolver por completo.

Em seguida, acrescente, pouco a pouco, todo o óleo usado e peneirado. Mexa continuamente até todo esse conteúdo ficar bem homogeneizado — a mistura vai engrossar até ganhar uma consistência similar à de leite condensado.

Despeje em uma bandeja para descansar e acompanhe o endurecimento do sabão de babosa na primeira semana para poder cortá-lo. Pode levar de 20 a 30 dias para secar totalmente.

Benefícios da babosa

Também conhecida como aloe vera, a babosa cresce em praticamente todos os tipos de solo e é muito fácil de cultivar. Não é à toa que é muito comum encontrarmos essa planta na própria vizinhança, não é mesmo?

Suas propriedades são conhecidas há milhares de anos. Estima-se que ela já era usada pelos antigos egípcios, pelos gregos e até mesmo pelos romanos, povos que a utilizavam, entre outras finalidades, para crescimento de cabelo, alívio de algumas dores, como as estomacais, e para curar feridas. E não era por acaso, afinal, a babosa tem efeitos calmante, cicatrizante, anestésico, antitérmico e anti-inflamatório.

Somado a tudo isso, suas propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias ajudam a eliminar substâncias químicas presentes em produtos de limpeza, por exemplo.

Bom, já deu para perceber que usar a babosa na sua produção de sabão caseiro é uma ótima ideia, não é verdade? Mas para garantir que seu produto tenha qualidade e ótimo rendimento, fique sempre atento à soda cáustica, que deve ter alta pureza e concentração, como a Sodabel 99.

Sodabel

Sodabel 99 é a marca de soda cáustica número 1 do Brasil

CONHEÇA

E então, tudo pronto para colocar a receita de sabão de babosa em prática? Para conferir outras receitas e mais dicas para o seu dia a dia, continue acompanhando nosso blog e aproveite para também seguir a gente no Instagram e no Facebook!