Você sabia que a produção de sabão caseiro pode ser feita em grupo, proporcionando momentos de interação, diversão e muita criatividade aos participantes? Seja em clubes sociais ou escolas, seja em grupos comunitários ou mesmo em família, a experiência é prazerosa, ecologicamente responsável e, claro, gera excelentes produtos!

E se você pensa que organizar sessões de produção de sabão caseiro em grupo é complicado, saiba que está bem enganado. Prova disso é que, no texto de hoje, vamos mostrar quais são os materiais necessários para começar, dar instruções de segurança e ainda apresentar duas receitas bem legais para quem quer colocar essa atividade em prática coletivamente. Siga com a gente e aproveite o conteúdo!

Preparando a sessão de produção de sabão caseiro

Antes de reunir o grupo para iniciar a produção de sabão caseiro, é necessário escolher um local adequado para a atividade. Para isso, leve em consideração os itens maiores que deverão estar no ambiente: uma mesa ou um balcão para preparar as receitas e um fogão. Depois, certifique-se de separar os utensílios para o preparo: panelas, colheres de pau ou de silicone, baldes e bandejas plásticas e formas para despejar a massa do sabão.

Na sequência, temos os ingredientes principais: óleo de cozinha usado, soda cáustica em escamas, água e álcool. E, por fim, os equipamentos de proteção individual. Como as receitas levam soda cáustica, que é um produto químico, as pessoas devem estar protegidas na hora de colocar a mão na massa, com luvas, óculos de proteção, roupas compridas e máscara.

Instruções de segurança

Como adiantamos, a segurança deve ser uma prioridade ao fazer sabão caseiro. Portanto, assegure-se de que todos os participantes entendam as precauções necessárias. A soda cáustica é corrosiva, portanto, deve ser manuseada sempre longe de crianças e animais de estimação. Além disso, use luvas e óculos de proteção o tempo todo. Caso haja contato com a substância, lave imediatamente o local afetado com água abundante.

Se ocorrer alguma reação alérgica ou outro incômodo, a orientação é que se busque um médico imediatamente. É super importante reforçarmos as instruções de segurança para que não haja nenhum problema e a produção de sabão caseiro em grupo seja sempre um sucesso!

Receitas de sabão caseiro para começar

Agora que você e seu grupo já sabem o que é necessário para produzir sabão de maneira segura, está na hora de conhecerem duas receitas super legais. É só separar tudo direitinho para assegurar a qualidade do produto final! Então anote aí:

1 – Sabão caseiro de limão

O sabão caseiro de limão é eficaz na limpeza, é fácil de fazer e tem um leve aroma cítrico. Por tudo isso, é uma ótima opção para começar.

Ingredientes:

  • 500 gramas de soda cáustica Sodabel 99
  • 3 litros de óleo de cozinha usado e peneirado, sem restos de alimentos ou sujeira
  • 1 litro de suco de limão natural

Modo de preparo:

  1. Coloque o óleo em uma panela apropriada e aqueça em fogo médio.
  2. Em seguida, coloque o suco de limão em uma tigela ou balde resistente ao calor e acrescente a soda cáustica de uma vez, mas com cuidado. E atenção: SEMPRE coloque a soda sobre a água, NUNCA o contrário. Misture esses dois ingredientes até que a soda esteja completamente diluída.
  3. Depois, junte o óleo morno a essa mistura e continue mexendo por cerca de 20 minutos, até que a mistura comece a ganhar consistência e esfrie.
  4. Despeje em uma forma e cubra com plástico filme, esperando 24 horas para o sabão endurecer antes de retirar do recipiente e cortar em pedaços.

No entanto, para que o sabão esteja pronto para o uso, é preciso aguardar pelo menos oito dias para que as reações químicas se completem e seja seguro manipular o produto.

2 – Sabão caseiro de laranja

O sabão caseiro de laranja é uma ótima opção para lavar utensílios de alumínio e louças em geral. Sem contar que deixa um perfume delicado nas roupas. Por isso, é também uma boa opção para começar a atividade em grupo.

Ingredientes:

  • 750 gramas de laranjas (equivalente a aproximadamente 5 ou 6 unidades) com casca
  • 250 ml de água
  • 350 gramas de soda cáustica Sodabel 99
  • 2 litros de óleo usado e peneirado
  • 80 ml de álcool 70%

Modo de preparo:

  1. Inicie o processo triturando as laranjas no liquidificador, incluindo a casca, até obter uma pasta. Você também pode liquidificar as laranjas com a água, desde que a trituração seja eficaz.
  2. Transfira a pasta para um balde plástico e adicione a soda cáustica com cuidado, mexendo lentamente até que ela se dissolva por completo. Lembre-se de SEMPRE adicionar a soda sobre a mistura de laranja com água, NUNCA o contrário.
  3. Incorpore o óleo usado e peneirado e siga misturando para garantir a homogeneização total.
  4. Acrescente o álcool gradualmente, sem parar de mexer. A mistura ficará mais espessa à medida que você adicionar o álcool.
  5. O sabão estará pronto quando o óleo estiver completamente incorporado na mistura e ela adquirir uma textura semelhante à de brigadeiro. Isso será evidente quando o fundo do balde começar a ficar visível ao passar a espátula.
  6. Despeje a mistura em uma forma e deixe secar. Este processo pode levar mais de um dia para secar completamente.

É importante destacar que as frutas não precisam estar frescas. Você pode usar aquelas que acabaram passando do ponto na sua fruteira mesmo.

Incorpore atividades interativas durante a produção de sabão caseiro

Além da fabricação do produto em si, há atividades interativas que podem ser incorporadas à sessão, como a decoração dos produtos e discussões sobre os benefícios da produção de sabão caseiro. Os participantes podem personalizar seus sabões com corantes naturais, diferentes fragrâncias, ervas secas ou até mesmo carimbos.

Inclusive, os sabões artesanais podem ser personalizados para serem comercializados, como uma maneira de arrecadar fundos para causas específicas, e também para serem entregues como lembranças em eventos realizados pelo grupo. Muito legal, não é mesmo?

Enfim, essas interações são importantes tanto para incluir as pessoas em uma atividade útil e prazerosa quanto para promover a conscientização sobre a importância da reciclagem de óleo de cozinha usado e da redução de resíduos, preservando o meio ambiente.

E como o assunto é a produção de sabão caseiro em grupo, para terminar, queremos falar sobre uma ação muito bacana apoiada pela Buschle & Lepper, fabricante da Sodabel 99, que é o projeto de extensão Reduzir e Reciclar, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina. Ele promove a reciclagem do óleo de cozinha usado, evitando a poluição ambiental e criando oportunidades educativas.

Quer dizer, participar de iniciativas em grupo pode ser uma maneira gratificante de contribuir com a natureza, aprender um novo ofício ou fazer uma atividade recreativa, não é mesmo? E, claro, garantir excelentes produtos para uma limpeza super eficaz no dia a dia!

Diante do que vimos aqui, que tal reunir amigos, familiares ou colegas para compartilharem essa experiência? E fica a dica: continue acompanhando nosso blog, pois por aqui sempre publicamos diferentes receitas de sabão e dicas valiosas para gerar ainda mais valor à sua produção!

Sodabel

Sodabel 99 é a marca de soda cáustica número 1 do Brasil

CONHEÇA