Tão prazeroso quanto fazer algo com as nossas próprias mãos é conhecer maneiras de deixar esse trabalho mais bonito e atrativo, concorda? Se o objetivo for vender o produto, é ainda melhor que seja bem personalizado, porque isso permite agregar mais valor a ele, faturar mais e agradar mais os clientes. É por isso que hoje vamos aprender como fazer sabão caseiro colorido!

Mas há um porém: você precisa conhecer corantes que sejam próprios para isso. Uma escolha errada e o resultado pode não ser adequado, por exemplo, para lavagem de roupas, já que elas podem manchar. Então, para não errar na receita e produzir um excelente sabão caseiro colorido, continue com a gente!

Como fazer sabão caseiro colorido

A receita para fazer sabão caseiro colorido não tem mistério. No método mais conhecido, você vai precisar de:

  • 1 kg de soda cáustica em escamas Sodabel 99
  • 2 litros de água
  • 4 litros de óleo de cozinha usado e filtrado
  • 1 litro de álcool
  • Corante do tipo e cor de sua preferência

Você deve diluir a soda cáustica na água, mexendo com uma espátula de madeira — atenção: SEMPRE coloque a soda sobre a água, NUNCA o contrário! Depois, acrescente o óleo aos poucos, o álcool e o corante. Para deixar o sabão perfumado, adicione uma essência de sua preferência. Mexa bastante (ou bata com liquidificador industrial ou mixer), deixe esfriar e despeje no molde para secar por pelo menos uma semana.

Os tipos de corantes para tingir sabão

Agora chegou o momento de explicar como utilizar os corantes e quais são os melhores. Saber disso é importante porque, dependendo de qual você usar, ele pode tingir pouco. Outros “descem”, o que acaba deixando seu sabão com uma cor menos uniforme, e outros ainda chegam até a manchar as roupas. Portanto, tenha cuidado!

A primeira opção são os corantes naturais, como a argila e o carvão ativado em pó. Eles não causam nenhum problema e são bem baratos, mas rendem pouco porque não se misturam muito bem com a receita. Assim, para que a cor fique realmente forte, é preciso uma quantidade muito grande desses ingredientes, o que torna a fabricação mais trabalhosa.

Outra opção são os corantes artificiais. Entre eles, os mais utilizados são:

Corante xadrez: Excelente para tingir, rende bem e as cores ficam vívidas. No entanto, em alguns casos a cor “desce”, ou seja, é como se tivesse duas faixas de cores, com a parte de baixo mais forte. Apesar disso, no fim das contas, o efeito pode ficar bonito. O outro problema é que, dependendo da marca, o corante xadrez pode manchar a roupa. Com isso, o sabão torna-se indicado apenas para louças ou limpezas em geral.

Corante líquido próprio para sabão: Facilmente encontrado na internet ou em lojas de essências, é um dos mais indicados para fazer sabão caseiro colorido, garantindo uma cor uniforme e evitando que as roupas estraguem se forem lavadas com sabão tingido por este produto.

Corante comestível: É facilmente encontrado e não mancha a roupa, mas pode não tingir muito bem. Dependendo da cor escolhida, pode ser que o sabão nem fique colorido. Então, não é a melhor opção.

Corante em pó para bases oleosas: Da mesma forma que o corante próprio para sabão, pode ser encontrado na internet, garante um bom resultado e não mancha a roupa que for lavada com sabão tingido por ele.

Anil: É utilizado principalmente para dar a impressão de que as roupas brancas são mais brancas. Como é azul, dependendo da quantidade, pode tingir o sabão com esta cor. E como serve justamente para dar a sensação de eficácia na limpeza, não corre o risco de manchar. Só que o sabão não fica com uma cor muito vívida, pois a capacidade de tingimento é baixa.

Formas de deixar o sabão colorido

No início do texto a gente já explicou como fazer sabão caseiro colorido. Realmente não tem segredo: é só acrescentar o corante à receita e a quantidade depende do corante que você utilizar. Mas aí você pode perguntar: quanto de corante eu preciso colocar para deixar o sabão caseiro colorido bem bonito?

A resposta vai depender do corante que você escolher. Por exemplo: com o anil, 4 barrinhas diluídas em água são suficientes. No caso do xadrez, 5 gotinhas já dão um bom tingimento. Com o corante para bases oleosas e o corante para sabão, bastam 4 colheres de chá do pó para que a cor fique legal.

E além de dar uma cor única ao sabão, é possível deixá-lo “rajado”, com cores misturadas, como se tivessem sido pintados a esmo. Acredite: o resultado é sensacional! Para isso, é fácil: da massa do sabão, separe duas ou mais porções em quantidades iguais. Acrescente o corante em cada uma delas e misture.

Na hora de levar a massa ao molde, despeje primeiro a parte maior, que é a do sabão sem corante. Depois, com uma colher de silicone ou madeira, pegue uma porção da massa tingida e jogue em cima da massa principal. Repita o processo até que acabe a massa colorida e depois faça com a outra cor (ou as outras, se forem mais de duas).

Depois de fazer isso, pegue uma espátula fina de madeira e misture as cores com leveza, de modo que as diferentes nuances não virem uma coisa só. A intenção é espalhar os coloridos ao longo da massa apenas.

O restante do processo é igual, esperando secar para desenformar e cortar. A diferença é que o resultado será bem divertido, curioso e chamativo. Sem dúvida, esta técnica vai gerar interesse nos seus clientes e permitir que você até aumente sua margem de lucro!

Use uma soda cáustica de qualidade

Porém, você sabe, a qualidade é fundamental e isso depende de uma boa soda cáustica, porque é ela que garante que a saponificação ocorra da forma certa, impedindo que o sabão fique farelento ou simplesmente não dê certo. Por isso, confie na Sodabel 99! A nossa soda cáustica em escamas é a ideal para sua receita ficar excelente!

Sodabel

Sodabel 99 é a marca de soda cáustica número 1 do Brasil

CONHEÇA

Caso tenha restado alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente. E continue acompanhando o nosso blog para conferir mais dicas especiais!