Depois de fazer aquela batata frita crocante e deliciosa, o indicado é guardar o óleo em um recipiente à parte, pois jogá-lo na tubulação pode provocar entupimentos graves. Mas após uma segunda porção de batata, de um peixe frito ou de um frango à milanesa, o que sobra é apenas aquele pote de gordura acumulada. Então aí vai uma sugestão para utilizá-lo: que tal fazer sabão com óleo usado?

Acredite: fazer sabão com óleo usado é uma tarefa simples, que pode ser realizada em casa e é cheia de benefícios. Ao adotar essa prática, é possível gerar economia e acumular um alto custo-benefício. Isso porque aquele óleo usado passa a ter uma destinação útil e sustentável, você diminui o gasto com produtos de limpeza e até pode começar a empreender!

Receita para fazer sabão com óleo usado

Se você está decidido a pôr em prática essa nova rotina, nós apresentamos neste artigo uma ideia simples e ótima para ajudar na empreitada. Separamos uma receita de sabão em barra feito com óleo usado e um pouquinho de essência. O resultado é eficiente e cheiroso.

Para começar, será necessário um balde de plástico grande, com capacidade para aproximadamente 20 litros. Também tenha em mãos uma espátula de plástico com cabo longo ou uma colher de pau com cabo alongado. Separe ainda uma bacia de plástico (para servir de forma para o sabão) ou, se você não tiver, é possível utilizar uma caixa de papelão forrada com plástico grosso.

Os ingredientes são:

  • 5 litros de óleo de cozinha usado e filtrado (para eliminar resíduos de comida)
  • 2 litros de água
  • 100 ml de essência da sua preferência
  • 1 kg de soda cáustica em escamas Sodabel 99

No balde de plástico, coloque os 2 litros de água e, em seguida, acrescente a soda cáustica — atenção: SEMPRE coloque a soda sobre a água, NUNCA o contrário! Mexa até que as escamas estejam completamente diluídas. Depois, junte o óleo aos poucos e misture bem, adicionando a essência para completar. Continue mexendo e, quando tudo estiver bem misturado, despeje na forma e aguarde pelo menos 24 horas para endurecer.

Passado este tempo, retire o sabão da forma e corte da maneira que você preferir. Nesta fase, apesar de endurecido, o sabão ainda não está pronto, pois é preciso esperar ao menos 5 dias até que o excesso de água evapore e a mistura fique mais gentil com a sua pele. Após essa espera, o seu sabão com óleo usado e feito em casa está pronto para uso. Aproveite!

Como ter sucesso na fabricação de sabão

Vamos a algumas dicas finais antes de incorporar de vez a rotina de fazer sabão com óleo usado em casa? A primeira delas é: proteja-se! Como todo produto químico, a soda cáustica exige cuidados. Então, prepare sua receita com luvas e outros equipamentos de proteção que você tiver à disposição, como óculos e máscara.

Outra dica de sucesso é considerar a fabricação de sabão para venda. Você vai ver que o preparo é fácil e rende muito! Comercializar é uma oportunidade de garantir uma renda extra. Mas para isso, atente-se à qualidade do seu produto! Este alerta, inclusive, nos leva à próxima dica, sobre a importância de utilizar uma soda cáustica de qualidade, que espume bem e não deixe o sabão quebradiço.

É por isso que indicamos o uso da Sodabel 99 na receita. Por ter alto índice de pureza, esta é a melhor soda cáustica em escamas para fazer sabão caseiro. Use e comprove! E, por fim, nossa última recomendação é que você continue acompanhando o nosso blog. Por aqui, publicamos com frequência outras receitas de sabão caseiro para você experimentar e inovar sempre mais!

Sodabel

Sodabel 99 é a marca de soda cáustica número 1 do Brasil

CONHEÇA