A origem do sabão é mais antiga do que você imagina! Para se ter ideia, pesquisadores encontraram registros da fabricação do produto há mais de 4.500 anos na região da antiga Babilônia, onde hoje fica o Iraque. Na época, as pessoas faziam o produto misturando gordura animal com cinzas de madeiras. Interessante, não é mesmo? Agora, para entender por que este método funcionava, como ele evoluiu e quais são os diferentes tipos de sabão que existem hoje em dia, acompanhe este artigo!

Como se faz o sabão

Antes de explicar exatamente como se faz o sabão, vale entender o que acontece para que uma mistura de ingredientes se transforme nesse tipo de produto e por que, mesmo fazendo diferente lá na antiguidade, chegava-se a um resultado parecido com o que temos atualmente. Para isso, precisamos citar alguns conceitos que aprendemos nas aulas de química da escola.

O sabão é o resultado da reação de um ácido graxo ― que está presente nas gorduras de óleos vegetais (como o de soja) e animais (como o sebo do boi) ― com uma base feita de material alcalino, como o sódio e o potássio. Essa base é a soda cáustica, não apenas para fabricação caseira, mas também na indústria.

A origem do sabão

Antigamente, como não existia a soda cáustica, as pessoas usavam as cinzas, que contêm carbonato de potássio, uma substância capaz de formar o sabão mais ou menos como a soda cáustica consegue. Aos poucos, a forma de produzir foi evoluindo, até o sabão se tornar um artigo de luxo na Europa dos séculos 15 e 16.

Hoje em dia, a fórmula é basicamente a mesma (gordura + base de sódio ou potássio). O que muda é o controle de acidez e o acréscimo de corantes, aromas e outros elementos químicos conforme o objetivo de quem fabrica. A boa notícia é que você não precisa depender do sabão industrial, pois em casa é possível fabricar seu próprio sabão facilmente e ter um produto com muita qualidade feito pelas suas mãos!

Como o sabão consegue limpar?

Sabendo de tudo isso que apresentamos aqui, pode ser que surja a pergunta: como a mistura de gordura com essa base de soda cáustica consegue limpar a sujeira? Para responder, imagine um pano de louça engordurado. Se você lavar só com água, ele não vai limpar nada porque, como bem sabemos, água e óleo não se misturam.

Aí entra o poder do sabão: ele tira a capacidade da água e da gordura se manterem separadas, facilitando a eliminação das impurezas. É como se o sabão formasse bolhas ao redor da sujeira para arrancá-la da superfície e mandá-la embora pela água. Parece fantasioso, mas são justamente os componentes químicos que permitem que as coisas funcionem assim!

Os tipos de sabão

Com a evolução dos processos industriais, vários tipos de sabão foram surgindo para diferentes usos e com diferentes formas de preparo. A seguir, confira alguns deles:

  • Sabão em barra alcalino

Este tipo de sabão é o mais poderoso na remoção da sujeira. Para chegar a esse resultado é importante utilizar uma soda cáustica com boa alcalinidade. O único inconveniente é que ele não pode ser utilizado em algumas superfícies mais sensíveis, como a lataria do carro. Para evitar o ressecamento da pele, também não é interessante um contato muito prolongado com as mãos.

  • Sabão em barra neutro

Sabões neutros são uma boa parte das opções industriais que encontramos no supermercado. Mas por mais que sejam indicados para lavagem de superfícies sensíveis, o poder de limpeza é menor.

  • Sabão líquido

O sabão líquido é útil para facilitar a limpeza de superfícies diluindo com água. Também é possível usar para louças e para roupas.

  • Sabão de fabricação a frio

Quer deixar o aspecto do sabão ainda mais bonito? Então além de acrescentar essências, é possível prepará-lo a frio. Isso significa utilizar o óleo frio para a mistura. O único porém é que o tempo de fabricação é maior, porque a mistura precisa descansar por mais tempo até virar sabão. Depois disso, é preciso esperar de 30 a 40 dias para a cura do produto. Ainda assim, o resultado compensa!

Onde usar o sabão

Em geral, os sabões em barra são bem recomendados para lavar roupas e louças. Em vidros, o aspecto de limpeza fica ainda mais evidente, principalmente quando a lavagem é feita com sabão caseiro. Essas características são tão reconhecidas que estão na origem do sabão, pois os historiadores afirmam que os povos da Mesopotâmia já usavam este produto para lavar as suas lãs.

E aí, que tal produzir seu próprio sabão e conhecer no seu dia a dia todos os benefícios que ele proporciona? De quebra, você consegue economizar e até fazer uma renda extra vendendo para parentes e amigos. Continue acompanhando o nosso blog para descobrir como a Sodabel 99 pode ser sua aliada poderosa para isso! Em caso de dúvidas sobre o tema deste artigo, fique à vontade para deixar o seu comentário aqui embaixo!

Sodabel

Sodabel 99 é a marca de soda cáustica número 1 do Brasil

CONHEÇA