Você sabia que, além da beleza e do aroma, a lavanda tem diversas propriedades medicinais e pode ser utilizada como cosmético? E não para por aí, porque também é possível fazer sabão caseiro de lavanda e aproveitar seu alto poder de limpeza com uma fragrância que não costuma ser encontrada em versões industrializadas.

Quer dizer, o sabão caseiro de lavanda é uma ótima opção tanto para uso próprio quanto para comercializar e garantir aquela renda extra no fim do mês. Siga com a gente para conferir essa receita espetacular e também descobrir os benefícios desta planta!

Como fazer sabão caseiro de lavanda

Para fazer seu sabão caseiro de lavanda, você vai precisar de:

  • 85 gramas de soda cáustica Sodabel 99
  • 680 ml de óleo de cozinha usado e peneirado
  • Infusão de lavanda (210 ml de água + 2 colheres de sopa de flores de lavanda)
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda
  • Lavanda fresca

Antes de iniciar o preparo, lembre-se de usar os equipamentos de segurança necessários para manusear a soda cáustica, como luvas de borracha, óculos de proteção, roupas compridas e sapatos fechados. E, de preferência, escolha um ambiente bem arejado e ventilado, protegido do sol e da chuva, para trabalhar com mais tranquilidade.

Dito isso, comece preparando a infusão de lavanda com a água e as flores. Deixe esfriar e coloque em um recipiente de plástico. Na sequência, dissolva a soda cáustica nessa mistura, usando uma espátula de madeira com cabo longo para mexer. E não esqueça: SEMPRE coloque a soda sobre a água, NUNCA o contrário.

Enquanto a mistura esfria, aqueça o óleo de cozinha usado em fogo baixo. Depois, quando a mistura já estiver fria, acrescente o óleo aos poucos, com cuidado para não respingar. Mexa todos os ingredientes sem parar até que a mistura comece a engrossar e, então, adicione o óleo essencial de lavanda, mexendo até que tudo fique uniforme.

Para finalizar, coloque a mistura em um recipiente que sirva de molde para o sabão. E, se preferir, polvilhe sobre ela algumas pétalas de flores de lavanda. Deixe repousar por 15 dias, aproximadamente, para que endureça. Depois, é só cortar em pedaços para utilizar.

Os benefícios da lavanda

Talvez você já tenha visitado ou pelo menos visto fotos de campos de lavanda que se transformaram em verdadeiros pontos turísticos mundo afora. E eles são uma verdadeira pintura aos nossos olhos, não é verdade? Afinal, essa planta tem uma cor incrível e um aroma delicioso!

Mas, somado ao fato de ser muito bonita, ela apresenta diversos benefícios, como impedir a presença de insetos e parasitas e oferecer óleos que podem ser usados como antissépticos em aromaterapia e na indústria de cosméticos.

Também conhecida como alfazema, a lavanda é uma planta medicinal muito versátil, indicada para tratar problemas como ansiedade, má digestão e até picadas de inseto na pele, por conta de suas propriedades calmantes e relaxantes.

Bom, se você gosta de produzir seu próprio sabão, já deu para perceber que utilizar esta flor na receita é uma excelente ideia, não é verdade? Ah, mas para garantir que, além de beleza, seu produto tenha qualidade e ótimo rendimento, escolha sempre uma soda cáustica com alta pureza e concentração, como a Sodabel 99!

Sodabel

Sodabel 99 é a marca de soda cáustica número 1 do Brasil

CONHEÇA

E então, agora que você aprendeu a fazer o sabão caseiro de lavanda, que tal colocar a mão na massa? Depois, deixe seu comentário aqui no blog contando o que achou da receita!