Fazer sabão utilizando óleo de cozinha pode ser mais que um hobby e se tornar uma forma de economizar no orçamento doméstico ou, até mesmo, começar o próprio negócio. Porém, muitas pessoas que já aderiram a essa prática ainda não sabem como eliminar o cheiro de óleo usado do sabão caseiro para garantir a qualidade do produto final.

Se você é uma delas, siga com a gente! No artigo de hoje vamos mostrar o que pode ser feito para acabar com o odor indesejado nas suas receitas.

Primeiro passo para eliminar o cheiro de óleo usado do sabão caseiro

Armazenar o óleo usado corretamente é o primeiro passo para eliminar seu cheiro do sabão caseiro. Para isso, inicialmente ele deve ser peneirado, a fim de que os restos de alimentos sejam retirados. A recomendação é usar uma peneira de metal com crivos mais finos, para que até os menores resíduos fiquem retidos.

Na sequência, o óleo peneirado deve ser guardado em garrafas pet, inclusive como uma forma de diminuir o descarte desses itens no meio ambiente. Antes disso, porém, limpe bem os vasilhames e deixe que fiquem completamente secos. Depois, é só despejar o óleo peneirado nas garrafas com a ajuda de um funil.

Feito isso, mantenha os recipientes bem fechados, longe da umidade e do calor e também fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Limão e batata inglesa: tenha esses ingredientes em mãos

Com a parte do armazenamento entendida, vamos ver agora dois truques simples para eliminar o cheiro de óleo usado do sabão caseiro de uma vez por todas. O primeiro deles é usar limão. Anote aí: pingue algumas gotas do suco de limão no óleo usado e peneirado e leve ao fogo para esquentar um pouco. Depois, deixe esfriar e retorne esse óleo para a garrafa pet.

E o segundo macete é usar batata inglesa. O processo é bem semelhante ao anterior: leve o óleo usado e peneirado ao fogo com algumas rodelas de batata crua e aqueça levemente — se necessário, coe novamente para retirar pedaços da batata que possam ter ficado no líquido. Espere esfriar e guarde novamente na garrafa pet.

Essências aromáticas também são bem-vindas

Por fim, outra dica eficaz para eliminar o cheiro de óleo usado do sabão caseiro é usar essências aromáticas, valorizando ainda mais o produto. E você pode escolher a fragrância que preferir, já que opções não faltam no mercado, como canela, lavanda, erva-doce, alecrim, baunilha, chocolate, morango, entre tantas outras.

O momento certo de acrescentar a essência no preparo do sabão caseiro é a etapa final, quando a mistura estiver prestes a ser despejada na forma. É só colocar a essência e misturar bem para que fique totalmente distribuída.

Por fim, não esqueça da soda cáustica de qualidade

E então, tudo entendido para caprichar ainda mais na sua produção de sabão caseiro? Para terminar, queremos apenas reforçar a importância de usar uma soda cáustica de qualidade nas receitas, porque é ela que vai garantir que a saponificação aconteça da maneira certa, impedindo que o sabão fique farelento ou que não dê certo.

Por isso, confie na Sodabel 99, que tem alta pureza e concentração e, assim, vai garantir que seus produtos fiquem excelentes!

Sodabel

Sodabel 99 é a marca de soda cáustica número 1 do Brasil

CONHEÇA