A produção de sabão artesanal, para consumo ou para venda, vem atraindo a atenção de cada vez mais pessoas. Mas, principalmente no início, é comum que surjam dúvidas ou existam alguns desafios para criar o produto perfeito. E um dos aspectos que mais gera interrogações nesse sentido é a chamada fase gel na produção de sabão, tema do artigo de hoje.

Entendendo a fase gel na produção de sabão artesanal

Sabe quando o centro do sabão fica com uma cor mais escura que o resto dele? Ou, ainda, quando o sabão inteiro ganha um aspecto mais escuro? É isso que chamamos de fase gel, um fenômeno muito comum durante a produção e que, não necessariamente, é algo negativo.

A fase gel ocorre quando a mistura é colocada nos moldes e atinge uma alta temperatura, que pode chegar a 90 °C. Por causa disso, a massa vai ganhando um aspecto gelificado e translúcido, que começa no centro, mas pode se espalhar por todo o sabão.

Com isso, a textura fica um pouco diferente do normal, assim como a cor, que ganha um aspecto translúcido e até tons mais vivos. Porém, não há nenhuma diferença em relação à eficiência do produto, que pode ser usado normalmente.

Optar ou não pela fase gel na produção de sabão?

Especialmente no início da produção de sabão artesanal, é comum que a fase gel ocorra de forma espontânea, já que o produtor ainda está conhecendo todas as características do processo. Contudo, você pode tanto impedir a fase gel quanto estimular esse fenômeno, conforme a sua preferência.

Se você não deseja que o sabão passe pela fase gel, é importante evitar que a massa fique muito quente. Para isso, comece a mistura com os ingredientes mais frios, use moldes menores e cubra-os apenas com uma folha de papel ou outra superfície leve. Deixar a massa se solidificar na geladeira é outra boa recomendação para evitar a fase gel.

Por outro lado, você pode estimular a fase gel na produção de sabão. Para isso, use os ingredientes em uma temperatura mais alta e cubra muito bem o molde para manter o aquecimento. O uso de uma manta térmica, por exemplo, é perfeito para isso. Você ainda pode colocar o molde no forno pré-aquecido a até 60 °C para conservar o calor, mas lembre-se de desligá-lo ao colocar os moldes.

As vantagens da fase gel para a produção de sabão caseiro

A fase gel não é obrigatória para a produção de sabão, mas pode ser muito bem-vinda a depender das suas preferências. Isso porque ela garante alguns benefícios tanto para a estética quanto para a eficiência do produto.

Uma das vantagens desse fenômeno é que o sabão ganha cores mais homogêneas e vibrantes, além de um efeito translúcido também muito bonito. Assim, a fase gel pode ser interessante para oferecer um ganho visual à sua produção.

Além disso, o tempo de cura é menor e, geralmente, os sabões que passam pela fase gel escapam da soda ash, as tão temidas cinzas que tomam sua superfície quando ela fica exposta durante o processo de endurecimento da massa.

Dicas sobre a fase gel para a sua produção de sabão

Se você quer aproveitar as vantagens da fase gel na sua produção de sabão, é importante saber de algumas dicas que vão ajudar nesse processo. Uma delas é o uso de moldes grandes, que contribuem para concentrar a temperatura e garantir o efeito translúcido e as cores vivas que já citamos.

Alguns ingredientes especiais, como mel, leite e açúcar, ajudam a elevar a temperatura do sabão e podem estimular a fase gel, além de dar um toque especial ao seu produto. Aliás, impulsionar a fase gel é importante para que ocorra a mudança total de cor, garantindo o efeito estético desejado.

Também vale ter atenção a alguns desafios ocasionados pela alta temperatura: é possível que surjam bolhas no interior do sabão, por exemplo. E alguns ingredientes, como o óleo de mamona, não respondem bem à fase gel e podem deixar o sabão mole, fora da textura ideal.

Experimente a fase gel e aprimore os seus produtos!

Grande parte do sucesso na produção de sabão vem da experimentação de novas misturas, aromas, cores e processos. E não é diferente em relação à fase gel: há quem goste e quem não goste, e o melhor a fazer é experimentar para aprimorar ainda mais os seus produtos!

Uma coisa é certa: com ou sem a fase gel na produção de sabão, o uso de ingredientes de boa qualidade é fundamental. Por isso, a Sodabel 99 é a preferida de quem busca segurança e eficiência, afinal, ela é altamente concentrada e tem um elevado nível de pureza para que o seu trabalho realmente seja valorizado.

Sodabel

Sodabel 99 é a marca de soda cáustica número 1 do Brasil

CONHEÇA

E você, já experimentou a fase gel nos seus sabões? Deixe seu comentário no espaço abaixo e compartilhe seu conhecimento!